segunda-feira, 25 de março de 2013

Um Protesto Que Marcou – Ariele Gomes


        
        Em uma terça-feira do ano passado, chegamos à escola para mais um dia de aula. Entretanto, a escola estava sem luz elétrica e tivemos que ter aula com pouca claridade na sala.
          A professora que estava na sala, não se conformava com aquela situação e dizia que achava um absurdo ter aula naquelas condições. Em certo momento, a professora foi na secretaria e alguns alunos tiveram a ideia de descermos ao pátio para protestar, pedindo que nos dispensassem. Esses alunos contaram para o resto da sala a ideia e a nossa turma aceitou e resolvemos descer. E quando estávamos saindo da sala encontramos a professora e ela permitiu.
          Chegando ao pátio, um grupo de alunos foi conversar com a coordenadora da escola para sermos dispensados, porém ela não aceitou. E a professora se irritou conosco, pois nós não estávamos conseguindo nada e dava a entender que só estávamos ali para bagunçar. Então ela resolveu nos mandar de volta à sala. Voltamos e a professora conversou com a gente, explicou o que teríamos que fazer e quais seriam as consequências e nos perguntou se realmente queríamos fazer aquilo e nós dissemos que sim. E novamente descemos ao pátio, mas antes passamos em uma sala do 3º ano para saber se eles não queriam vir também e eles disseram que não.
          No pátio ficamos conversando com a coordenadora da escola, mas ela dizia que só seríamos dispensados após o intervalo (para não desperdiçar a merenda). Mas nós queríamos sair logo. Os inspetores da escola tentavam nos mandar de volta a sala, mas já era tarde demais, os 3º já estavam descendo ao pátio e de repente as 8ª e 1º já estavam descendo as escadas (impedidos de ir ao pátio, pois o portão estava fechado). Então a coordenadora não teve outra opção a não ser nos dispensar.
          Confesso que havia dúvidas de que aquele protesto daria certo (até mesmo entre nossa turma), porém nossa determinação e união era tão grande que conseguimos. Todo o receio foi recompensado por uma das imagens mais marcantes da minha vida, a escola inteira sendo dispensada através da nossa iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário